A responsabilidade com o consumo d’água

post-thumb

A responsabilidade do consumo d’água

Dia 22 de março comemoramos o dia mundial da água, mas nosso país natal esta sofrendo com a falta dela.

A crise hídrica causada por questões climáticas e por falta de um bom planejamento atingiu 872 cidades do Brasil.

Segundo dados da ONU divulgados em 2015, são 748 milhões de pessoas no mundo sofrendo com a falta de água. Sendo que nos últimos 25 anos 2.5 bilhões obtiveram o acesso facilitado à um ponto de água potável.

Segundo a ONU se não houver um melhor controle da gestão da água no planeta, em 2030 teremos 40% a menos de água potável no mundo.

O gasto de água é absurdo durante a produção de bens e alimentos, neste link vocês podem ter uma ideia da quantidade de água utilizada para fazer certos produtos: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/03/quantos-litros-de-agua-sao-usados-na-fabricacao-de-cada-produto.html

E no Canada será que corremos o risco que também haja racionamento de água um dia?

O consumo d’água no Canadá

O Canadá é o segundo maior produtor de energia elétrica do mundo, principalmente a hidráulica. Considerada como energia limpa, é 70x menos poluente que a eletricidade produzida nas centrais de carvão nos EUA.

Aqui a maioria das pessoas bebem água da torneira sem filtrar. Na semana passada os jornais publicaram uma notícia dizendo que encontraram uma pequena quantidade do pesticida atrazine na água de Montreal e Toronto, 0.1 micrograma. A quantidade foi considerada muito fraca, abaixo do nível máximo aceito no Canadá de 0.5 microgramas por litro.

Ainda podemos continuar bebendo a água da torneira sem grandes problemas. As vezes temos alguns avisos para ferver a água antes de beber ou cozinhar, principalmente durante obras na cidade que possa sujar a água. Mas nada de grave e sempre é bem anunciado.

Podemos ficar aliviados e nos sentir extremamente sortudos. O Canada possui 20% da água doce do planeta e 9% da água potável, sendo que somos apenas 1% da população mundial.

Apesar disso não aparecemos nos dados da ONU como um país onde 100% da população tem acesso à água potável. O Canadá parece com um índice de 99% nas áreas rurais.

Os autóctones ainda têm dificuldade à ter acesso à água de qualidade. 20 mil entre eles não têm água encanada ou serviço de saneamento. Em Saskatchewan e no Nouveau-Brunswick este problema é mais evidente. 93 % dos autóctones ”Premières Nations” não puderam consumir a água da torneira por pelo menos um ano entre 2004 e 2014.

O consumo d’água no Québec

No Québec gastamos cerca de 300 litros de água por pessoa para cobrir nossas necessidades diárias. Na África são diariamente utilizados entre 10 e 20 litros de água por pessoa.

70% da água doce consumida no Québec é utilizada na agricultura.

Hydro-Québec, uma das maiores hidroelétrica da América do norte, exporta sua produção para outras províncias e até os Estados Unidos. Seus principais clientes são Nova Inglaterra, New York, Ontario e as províncias atlânticas ( Nouveau-Brunswick, la Nouvelle-Écosse, l’île-du-Prince-Édouard et Terre-Neuve-et-Labrador).

Apesar de não corremos o risco de vivermos um racionamento nos próximos anos, saber que nossos familiares estão sofrendo com o período de seca nos mostra que é preciso evitar o desperdício e proteger este precioso recurso natural.

Referências

  • Mais de 850 municípios brasileiros enfrentam problemas por falta de água em 2017
  • Atrazine: “Eu continuo a beber a água de Montreal”
  • A água doce
  • Falta água potável: 65% das primeiras nações afetadas
  • O problema da água potável discutido na ONU
  • A água doce no Québec
  • Hydro Québec – Exportação de energia