A indústria bélica canadense

post-thumb

O Canadá é um dos maiores exportadores de munição, armas e materiais bélicos do mundo, ocupando o segundo lugar entre os países que mais fornecem armas ao Oriente Médio. Espalhar o terror no mundo como meio de “proteção” é algo muito lucrativo e parte importante da economia canadense.

O país passou do 6º lugar em 2014 para o 2º lugar em 2015 dentre os países exportadores de armas ao Oriente Médio, com um aumento de 430% nas vendas. Um total de $ 2,7 bilhões em vendas em 2015 na região, logo após os Estados Unidos.

War is money

A subsidiária canadense do grupo norte-americano General Dynamics, ganhou um contrato de US $10 bilhões para o fornecimento de veículos blindados leves para a Arábia Saudita. É uma empresa multinacional listada na bolsa de valores de Nova York que emprega mais de 92.000 pessoas em todo o mundo. Líder mundial em aviação comercial, sistemas de combate terrestre, armas e munições, construção naval e sistemas marinhos, bem como em sistemas e tecnologia da informação. Com o seguinte detalhe: a empresa está enraizada no Québec.

A General Dynamics conta com mais de 1.200 funcionários em quatro locais próximos das principais rodovias de Repentigny, St-Augustin, Nicolet e Valleyfield, no entorno de Montreal.

No total, o Canadá vendeu $18,5 bilhões em equipamentos militares para 143 países ou territórios nos últimos 25 anos. Destes, cerca de um terço ($5.8 bilhões), foram entregues a 59 países considerados como ditaduras pela Freedom House (agência independente dos EUA que avalia o estado da democracia em mais de 200 países desde o final da década de 1980).

Os bens militares avaliados em $4,3 bilhões (um quarto das exportações), desembarcaram em 77 países onde a repressão política foi evidente no ano de exportação, de acordo com a escala do “terror político” da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. Esta escala baseia-se nos relatórios de Amnistia Internacional, Human Rights Watch e do Departamento de Estado dos EUA sobre Direitos Humanos em todo o mundo, e inclui detenção ilimitada sem julgamento para adversários políticos, por exemplo.

Em 2014 e 2015 o Canadá exportou:

  • $882 milhões em armas e equipamentos militares para países onde os direitos dos homossexuais são inexistentes ou pouco significativos. Entre eles, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Egito, Argélia, Malásia, Botswana e Qatar.
  • $860 milhões em armas e tecnologia militar foi entregue para nações com pouca liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Tal como Bahrein, Iêmen, Vietnã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Emirados Árabes Unidos e Brunei.
  • $863 milhões para países onde a igualdade de gênero é inexistente ou pouco significativa. Países como Bahrein, Jordânia, Omã, Kuwait, Iêmen, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Brunei.

E ainda, enviou $633 milhões para nações onde os direitos de justiça criminal são violados. Países como Arábia Saudita, Kuwait, Turquia, Egito, China, Colômbia e Ucrânia.

Controle ou descontrole?

Apesar do Canadá possuir controles ditos “rigorosos” sobre a exportação de bens militares, nos últimos 25 anos, um terço das vendas de armas estrangeiras foram para ditaduras. Algumas consideradas extremamente violentas, tudo com a benção do governo canadense.

O Governo canadense tem o poder de bloquear vendas de armas que não atendem aos critérios de segurança nacional. Apesar disso, uma séria investigação mostra que apenas 0,1% foi recusado em 2014 e 2015. Esses números excluem as exportações para os Estados Unidos.

Algumas dessas entregar envolvem países que são regularmente criticados por seu desastroso registro de direitos humanos. A Arábia Saudita adquiriu 22% de todas as exportações de ítens militares canadenses desde 1990. Valor total: mais de $4 bilhões. Essa monarquia absoluta é o maior cliente dos fabricantes de equipamentos militares canadenses.

As diretrizes para a exportação de bens militares foram promulgadas em 1986 pelo governo conservador de Brian Mulroney. O relatório mais recente afirma que “o Canadá controla rigorosamente as exportações para países que estão envolvidos ou provavelmente estão em conflito”, bem como aqueles one “os direitos humanos de seus cidadãos estão sujeitos a violações graves e reiteradas pelo Governo”.

Então, por que quase todas as vendas de armas são aprovadas por Ottawa? Seriam aliados estratégicos dos clientes? Seriam Governos legítimos de repente assediados por grupos armados e exigindo ajuda canadense?

Por razões de “confidencialidade das informações comerciais”, o Canadá “não divulga informações relativas a pedidos de licenças de exportação”. Segundo um e-mail do Departamento de Assuntos Globais “a divulgação desta informação poderia prejudicar a conduta de assuntos internacionais ou a defesa do Canadá e dos Estados aliados”.

Arábia Saudita

Nos últimos anos, o Canadá concedeu à Arábia Saudita (o maior importador de armas do mundo depois da Índia) mais de $15 bilhões para a compra de veículos blindados, o que permitiu que o Canadá escalasse a escada rapidamente.

O país do “berço” do wahhabismo – o ramo puritano e ultraconservador do Islã – foi classificado como um dos piores em termos direitos humanos pela Freedom House em 2015.

A Arábia Saudita não hesita em adquirir material de seus aliados, sejam americano, francês ou canadense. Os historiadores estão convencidos de que as armas fabricadas no Canadá matam civis na Síria, no Iraque e no Iêmen. A Arábia Saudita não assume mas é responsável por equipar combatentes da resistência e talvez até mesmo grupos islâmicos que lutam o regime de Bashar al-Assad, ou o estado islâmico. O Canadá, por sua vez, argumenta que a Arábia Saudita é um “aliado chave” para ajudar a combater os jihadistas do ISIL. Mas a verdade é que o lucro dos Senhores das Guerras é o que realmente importa.

Argélia e Egito

A venda de mercadorias militares canadenses de $28 milhões para a Argélia entre 1991 a 2008. Foi nesse período que aconteceu o cancelamento das eleições legislativas pelos militares que acabou causando uma guerra civil que durou mais de uma década. Entre 2013 e 2015, após um golpe que resultou em protestos maciços e em centenas de sentenças de morte, o Egito acabou adquirindo $43,8 milhões em equipamentos. Segundo a Human Rights Watch, a repressão do exército egípcio durante esses anos foi “um dos maiores massacres de manifestantes na história recente”.

Rússia e China

Desde 2003, os fabricantes canadenses exportaram $1,2 milhão de armas de pequeno e grande calibre e munições para a Rússia. Se em alguns anos o valor dos bens foi de apenas algumas centenas de dólares, ele atingiu o pico em 2014. Meio milhão de dólares em armas de fogo foram enviadas para lá enquanto o conservador John Baird era ministro de Negócios Estrangeiros. No entanto, em fevereiro do mesmo ano, a Rússia invade a Criméia, na Ucrânia. O Canadá impõe sanções a Moscou, o que impõe sobre ela. Uma exportação misteriosa de “tecnologia” no valor de cinco dólares também foi feita em 2002, sob os liberais de Jean Chrétien.

A China e a Rússia, com as respectivas compras de $ 3,9 milhões e $ 1,5 milhão desde a década de 1990, não são os maiores clientes do Canadá. No entanto, as exportações de armas de fogo, equipamentos eletrônicos e equipamentos de treinamento militar para esses dois países mais repressivos no mundo aumentam muitas questões sobre os processos de avaliação e aprovação de Ottawa.

Tailândia e Peru

Desde 2003, as empresas canadenses exportaram armas de fogo, veículos terrestres e aéreos, bem como equipamentos eletrônicos militares, no valor de $ 59 milhões para a Tailândia. No entanto, a situação política se deteriora em 2003 e um golpe militar ocorre em setembro de 2006. No ano seguinte, as eleições são chamadas, mas a situação permanece tensa. Em dois anos, cinco primeiros ministros parecem à frente do estado tailandês. Em 2010, demonstrações massivas são reprimidas no sangue. Em 2014, um novo golpe sacode o país. O Canadá continua a enviar mercadorias militares o tempo todo. E 10 ministros se seguem em Relações Exteriores, tanto Conservadores quanto Liberais.

De 1991 a 2000, o Canadá autorizou a exportação de bens militares para o Peru no montante de US $ 8 milhões. Eleito presidente em 1991, Alberto Fujimori dissolveu o Parlamento com o apoio das forças armadas um ano depois.

Consequência da venda desenfreada

A Universidade de Uppsala, na Suécia, tem contado as mortes causadas por conflitos em todo o mundo desde 1989. A notícia descobriu que as empresas canadenses exportaram $ 89 milhões de armas para 16 estados envolvidos. conflitos que resultaram na morte de 50 ou mais civis no ano anterior à exportação. Além de $ 89 milhões de bens militares foram entregues a 15 países onde essas vítimas civis ocorreram no ano de exportação. Além disso, 16 estados estavam envolvidos em conflitos igualmente mortíferos um ano depois de receberem um total de $ 103 milhões em equipamentos militares.

Provendo armas para as principais guerras do mundo

O Canadá não foi alvo dos principais conflitos, porém foi a razão de boa parte da destruição causada pelo constante fornecimento de material de guerra.

Por exemplo, durante a primeira guerra mundial a economia do país conseguiu sobreviver graças às grandes exportações de trigo, madeira e munições.

Já durante a Segunda Guerra Mundial a economia canadense dependia fortemente da produção maciça de armas, munições, veículos e outros materiais de guerra.

Caminhões, tanques e armamentos

No início da 2a guerra, a Inglaterra possuía 80 mil veículos militares de todos os tipos. No entanto, durante a evacuação de Dunkirk em 1940, 75 mil de seus veículos foram abandonados. A Grã-Bretanha, que é praticamente indefesa em terra, virou para o Canadá, e particularmente para a indústria automobilística, para substituir as perdas. O Canadá fez muito mais.

Dos 800 mil veículos de todos os tipos retirados das fábricas canadenses, apenas 168 mil foram entregues às Forças canadenses; trinta e oito por cento da produção foram para a Grã-Bretanha, e o resto para os Aliados. Isso significava que o exército canadense no campo tinha um veículo para três soldados, tornando-se uma das melhores forças mecanizadas durante a guerra. Bombardier, em Valcourt, Quebec, construiu mais de 150 motos de neve militares. A General Motors desenvolveu um chassi para outra moto de neve, dos quais 300 unidades estão fora da fábrica.

O Pacífico canadense fabricou 788 tanques Valentine na sua fábrica de Angus em Montreal; A GM construiu os motores para esses tanques (5.200 tanques foram produzidos nas oficinas do CP Angus e Montreal Locomotive Co. em Montreal durante a guerra). As Locomotivas de Montreal construíram 2,150 autocannons de “Sexton” vinte e cinco libras.

O corpo de um veículo comercial pesado foi desenvolvido no Canadá; A General Motors de Oshawa construiu 4.000 deles. Ela poderia ser montada em um chassi 4 x 4 e, com pequenas modificações, poderia ser convertida em um veículo de transporte de tropa, uma ambulância, um veículo leve T.S.F. ou em uma máquina de transporte de caminhão.

Havia 348 navios mercantes de 10 mil toneladas construídos no Canadá durante a guerra. Enorme, relativamente lento, mas confiável e fácil de converter para transportar todo tipo de bens, esses navios e suas equipes transportaram grande parte da produção de guerra do Canadá.

Em 1941, levou uma média de 307 dias para construir os primeiros navios mercantes de 10.000 toneladas (426 dias em um caso). Um ano depois, o tempo de produção caiu para 163 dias, e um navio foi construído em um tempo recorde de 112 dias.

Cerca de 57 mil pessoas trabalharam na construção de navios mercantes e 27 mil na construção de navios de guerra, como destróieres, fragatas, corvetas e dragas de minas.

A produção de aeronaves durante a segunda guerra.

Era praticamente inexistente antes da guerra, subiu para 4.000 aeronaves militares por ano no final da guerra. No auge, a indústria empregava 120 mil homens e mulheres.

O Canadá montou 16 mil aviões militares, dos quais 10.000 foram enviados para a Inglaterra e o resto para os Estados Unidos ou o Canadá para uso no Plano de treinamento aéreo da Commonwealth britânica.

A área de produção da aeronave era de 500 mil metros quadrados antes da guerra; atingiu 1.300 m2 durante a guerra.

Conclusão

Somente loucos amam a guerra. Quanto munição é necessária para fazer a paz? Com quantas bombas se ganha uma guerra? Como diria o sábio: A guerra é o meio mais covarde de se obter a paz.

A indústria militar canadense emprega quase 70 mil pessoas no Canadá. Eu me pergunto se essas 70 mil pessoas dormem tranquilas sabendo que estão contribuindo dia após dia aos assassinatos em massa neste mundo de mocinhos e bandidos, de terroristas e países “bonzinhos” (aliados) que matam em defesa de algo que para nós, aqui no Canadá, muitas vezes nem faz sentido. Na maior parte do tempo, a disputa é criada pelos dirigentes, mas quem morre nisso tudo é o povo inocente. Tudo muito deprimente. Porém, a verdade é que as guerras são muito lucrativas para a ilusão de um mundo de paz. As pessoas já não se importam que certas partes do mundo estejam em fogo constante, desde que a economia onde vivem esteja boa.

Referências

  • General Dynamics fecha um acordo de $10 bilhões com a Arábia Saudita
  • Produção de Guerra do Canadá
  • O Canadá vendeu $850 mi em armas para Governos totalitários
  • Mercado militar: a grande hipocrisia canadense