A capital dos homicídios no Canadá

post-thumb

A taxa de criminalidade no Canadá se manteve praticamente a mesma desde 2016 de acordo com um relatório divulgado pelo Statistics Canada. A versão mais recente da agência revela que a diminuição do crime pelo país é uma realidade dos últimos 20 anos.

O índice de severidade do crime (Crime Severity Index – CSI) subiu 1% comparado a 2015, 28% abaixo de 2006. O índice, utilizado para indicar o nível de criminalidade do país, mostra também que crimes violentos diminuíram em 1% comparado a 2015. Porém, há um aumento entre alguns tipos de violações. Ocorrências de violência sexual contra crianças aumentaram em 30%. Mortes não relacionadas a homicídios tiveram um aumento de 14%. Agressões sexuais também aumentaram: 6%.

O número de homicídios também baixou por todo o país. Alberta, Québec e British Columbia foram as principais províncias responsáveis por isso. A média nacional agora é de 1.68 pessoas para cada 100.000 habitantes. Em contra partida, Ontario e Saskatchewan tiveram maiores incidências. Tentativas de homicídios também uma ligeira queda comparado com 2015, chegando a 2.14 para cada 100.000 habitantes. Em uma média provincial, sete das 13 províncias e territórios indicam melhores números.

A cidade mais violenta

Thunder Bay teve destaque nos resultados da pesquisa, com a maior taxa de homicídios em áreas metropolitanas, com 6.64 casos para cada 100.000 habitantes. A cidade é seguida de Edmonton, como a segunda com maior número de casos. Apesar disso, a cidade com maior número de homicídios foi Toronto, com um record de 96 casos em 2016. Contudo, a taxa de homicídios da cidade é baixa, cerca de 1.55/100.000 habitantes, basicamente por causa do tamanho da população.

Os números da pesquisa indicam também que há um aumento da aprovação de punições mais brandas propostas pelo governo de Justin Trudeau e pelo partido liberal, desde que o Primeiro Ministro assumiu. Desde que tomou o poder, o governo tem combatido a legislação mais dura promovida por vários anos pelo governo conservador anterior, comandado por Stephen Harper.

Fonte: Statistics Canada