Mudanças significativas no Express Entry

post-thumb

Mudanças significativas no Express Entry

O IRCC anunciou mudanças significativas no Express Entry, especificamente no sistema de seleção de candidatos (CRS).

As mudanças, que se esperavam há algum tempo, terão um grande efeito sobre os candidatos à imigração para o Canadá por meio dos três programas federais gerenciados através de Express entry, ou seja, Federal Skilled Trade, Canadian Experience Class e o Federal Skilled Worker.

As novas regras do Express Entry que foram publicadas no Diário Oficial do governo do Canadá entrarão em vigor a partir do dia 19 de novembro de 2016. Dentre as quais:

Ofertas de Emprego

As mudanças mais importantes impactam as ofertas de emprego.

Ainda que as ofertas de emprego qualificados baseados por um LMIA  (Labour Market Impact Assessment) continuem gerando 600 pontos para o candidato até o dia 19 de Novembro no CRS, haverá mudanças após esta data.

A nova pontuação ficará agora entre 50 a 200 pontos!

Ofertas de emprego recebidas para ocupações no grupo 00 acrescentarão 200 pontos;

Major Group 00

Senior management occupations

  • 001 Legislators and senior management
  • 0011 Legislators
  • 0012 Senior government managers and officials
  • 0013 Senior managers – financial, communications and other business services
  • 0014 Senior managers – health, education, social and community services and membership organizations
  • 0015 Senior managers – trade, broadcasting and other services, n.e.c.
  • 0016 Senior managers – construction, transportation, production and utilities

A pontuação concedida para as demais ocupações será de 50 pontos

Pontuação adicional

De acordo com as novos regras, alguns candidatos podem receber pontos adicionais, sem a necessidade de um LMIA. São eles:

  • Candidatos com uma autorização de trabalho emitida a partir de  um acordo internacional, como por exemplo o NAFTS (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).
  • Candidatos com uma autorização de trabalho emitida a partir dos critérios de “benefícios significativos para o Canadá”, como por exemplo,  transferências dentro da empresa.

Nos dois casos anteriores, o candidato deve ter trabalhado no Canadá há pelo menos um ano e a oferta de trabalho deverá ser realizada pelo mesmo empregador mencionado na autorização de trabalho.

Estudantes Internacionais

O estudo canadense passa a ser é um diferencial! Pontos extras poderão ser adicionados para uma credencial educacional canadense. São eles:

  • 0 pontos, se o aluno internacional possui uma credencial de ensino secundário escolar;
  • 15 pontos, se o aluno possuir uma credencial elegível de um programa pós-secundário de um ano ou dois anos;
  • E 30 pontos

No caso dos 30 pantos, o aluno deve possuir:

  • Uma credencial elegível de um programa pós-secundário de três anos ou mais;
  • Uma credencial elegível de um programa de nível universitário no nível de mestre ou no nível de um grau profissional de entrada para a prática para uma ocupação listada na matriz de classificação ocupacional nacional no Nível de Habilidade A para o qual o licenciamento por uma entidade reguladora provincial seja necessária;
  • Ou ainda uma credencial elegível de um programa de nível universitário no nível de doutorado.

Antes destas mudanças, não havia pontos adicionais disponíveis para estudantes internacionais / licenciados que tinham concluído um programa de estudos no Canadá.

As mudanças refletem a meta do governo de fornecer caminhos mais simples para residentes permanentes para estudantes internacionais e graduados no Canadá.

ITA terá um prazo maior

Os candidatos que receberem um ITA  (Invitation to Apply) para residência permanente agora terão tempo extra para apresentar um pedido completo para o CIC de 30 dias a mais. Anteriormente um ITA possuía um prazo de 60 dias. Os candidatos terão agora  90 dias para apresentar um pedido depois de receberem uma ITA.

As conseqüências para os candidatos já no pool

Em 19 de novembro, o IRCC implementará automaticamente essas alterações para os perfis já existentes no pool do Express Entry. Em muitos casos, os candidatos podem notar que o número de pontos CRS atribuídos a eles não subiu.

No entanto, os candidatos sem uma oferta de emprego em particular devem notar que seu perfil – mesmo que possa indicar o mesmo número de pontos como antes – pode tornar-se mais competitivo, especialmente junto a candidatos com ofertas de emprego baseado em LMIA que vêem agora as suas pontuações cair para até  550 pontos.

O pool do Express Entry é um ambiente competitivo, onde os perfis dos candidatos são classificados uns contra os outros e os candidatos mais bem classificados estão em uma posição mais forte para receber um ITA quando um empate acontece.

A partir de 19 de novembro, o valor de uma oferta de trabalho vai cair de 600 pontos para 200 ou 50 pontos (dependendo da posição oferecida).

O relatório de fim de ano do Express Entry de  2015, lançado no início deste ano, mostrou que dos 31.063 ITAs emitidos no ano passado, 14.465 (46,6%) foram emitidos para candidatos que tinham uma oferta de trabalho apoiada por um LMIA.

Conseqüentemente, o efeito das mudanças mais recentes no CRS poderia mudar significativamente a composição do pool e a taxa de candidatos com uma oferta de trabalho que passam a receber um ITA.

Embora os candidatos com uma oferta de emprego continuem a receber um número significativo de pontos (50 ou 200, dependendo da posição), os candidatos sem uma oferta de emprego podem ter maiores as suas  chances de sucesso