Nesta última quarta-feira, 13 de Julho, a imigração canadense divulgou um comunicado a respeito de uma mudança na emissão do visto de estudos para os aplicantes que desejam fazer um College ou Universidade no Canadá, mas que terão que passar por um Pathway (curso considerado pré-requisito para o ingresso na instituição de ensino superior).
Atualmente, a prática geral no processamento de pedidos de autorização de estudos com uma carta de aceitação condicional em uma instituição de ensino designada pelo governo afirmando que a conclusão de um primeiro programa de pré-requisito (como Inglês ou Francês) é obrigatório para se matricular em um College, os interessados já aplicavam solicitando o tempo completo para permanência, independente do sucesso ou não do aluno no curso de inglês.
A emissão de uma permissão de estudos de longo prazo para dois programas distintos estava tendo um impacto sobre os relatórios e controle da imigração. As licenças de estudo estavam sendo emitidas com o nome da segunda instituição, e esta instituição recebe pedidos de informações sobre o estudante, porém no geral, o aluno ainda estava realizando o curso do Pathway.
Mudanças na emissão de vistos de estudos
A partir de agora, os oficiais de imigração emitirão uma permissão de estudos apenas para o PRIMEIRO programa. O estudante terá que completar com êxito o programa de inglês (ESL) ou Francês (FSL), antes de iniciar um novo programa de estudo. Uma preocupação que foi levantada pelos oficiais é que o aluno pode não concluir com sucesso o seu programa de pré-requisito, mas continuaria a possuir uma autorização de estudo e trabalho em mãos.
O Canadá quer evitar assim, que o aluno tenha uma autorização de estudos válida e com uma permissão para trabalhar legalmente no país.
A partir de agora será emitido um visto de estudante ou o visto SX-1 (Visto de turismo com permissão para estudar por até 24 semanas) apenas para o PRIMEIRO PROGRAMA, de pré requisito, onde os relatórios da imigração a respeito do estudante serão enviadas para a Instituição correta. Os estudantes não serão negativamente afetados, segundo o comunicado emitido pelo CIC.
Uma vez que o programa de pré-requisito tenha sido concluído, o aluno poderá solicitar um novo visto de estudante e demonstrar que os requisitos do primeiro programa foram cumpridos.
- Essas mudanças afetam APENAS os candidatos que farão um Pathway antes do inicio do College.
- As comprovações continuam da mesma forma, onde o aplicante terá que comprovar desde o primeiro pedido, que possui os recursos necessários para realizar ambos os programas.
Confira o comunicado oficial aqui.