Dificuldades de integração do imigrante

post-thumb

Dificuldades de integração do imigrante

Hoje mais uma vez eu quero falar sobre integração.

Em geral, os brasileiros são bem aceitos pela sociedade Canadense. Mas não podemos negar que por mais que o Canadá seja um dos melhores países para imigrantes, nós temos maiores dificuldades para entrar no mercado de trabalho que um canadense.

Apesar do nível de escolaridade entre imigrantes ser mais elevado do que os canadense, a taxa de desemprego entre os imigrantes é o dobro. 51% dos imigrantes têm diploma de nível superior contra 16% do resto da população.

Integração cultural

A integração cultural também é muito importante. É preciso conseguir obter uma harmonia entre os valores da nossa cultura e a daqui.

Nós brasileiros, em geral, conseguimos obter esta harmonia. Pessoas que seguem as tradições islâmicas são as que mais sofrem dificuldade de se integrar em uma sociedade liberal como esta. Eles não se sentem aceitos e acabam se isolando.

Dificuldades de integração

Nesta semana na Radio Canada, o programa Enquete falava dos jovens que decidiram deixar o Canadá para combater na Síria. Falavam também sobre terroristas que vivem no Canadá e que são investigados, vigiados e sobre as tentativas de atentados que já vivemos.

O perfil que se repete nestes casos são jovens que não conseguem se integrar, acabam deprimidos, não se tratam e os pais sequer conseguem fazer algo por eles. Tudo acaba virando transtornos psicológicos e ódio.

É o ódio que leva esses jovens a quererem explodir tudo, morrer e enfim descansar deste sofrimento causado pela rejeição.

Quanto maior a rejeição maior é o risco de atentados. Quanto mais atentados, maior é intolerância e o racismo contra qualquer imigrante. Podemos observar isso em vários países, na França e na Inglaterra 75% das pessoas acreditam que os imigrantes não se integram.

A preocupação do Canadá

Ao contrário desses outros países, o Canadá está sempre discutindo e querendo melhorar a política de integração dos imigrantes, pois acredita na importância dos imigrantes para o desenvolvimento econômico do país.

Uma em cada cinco pessoas que vive aqui nasceu em países estrangeiros.

O Québec investe em torno de 70 milhões de dólares por ano nos programas de francisation. Mesmo assim, muitos acabam retornando aos seus países de origem. O governo acredita que essa dificuldade de integração seria a principal razão por trás disso.

Os governantes pensam que uma solução seria investir num programa de acompanhamento psicológico individual e familial para poder manter os imigrantes.

O Québec insiste que é necessário desenvolver o amor pela cultura quebequense entre os imigrantes.

De braços abertos

Nos últimos dias muitas pessoas que eu não conhecia entraram em contato comigo. Alguns para desabafar, alguns pedindo informações e outros querendo fazer amizade. Olha, eu não sou psicóloga, não sou rica, não sou desocupadaç, não sou advogada de imigração, mas eu tenho um coração enorme e farei do meu melhor para responder à todos com atenção.

Se você estiver passando por um momento difícil, se estiver se sentindo sozinho aqui, se você esta com problemas de integração seja em relação ao clima, em relação à emprego ou solidão, se estiver sentindo deprimido e precisar de uma palavra de conforto, me escreva!

Abram seus corações! É bom para a saúde. Eu sei que muitos pensam que isso é sinônimo de fraqueza, mas para mim é o contrário. Não tenham medo de abrir seus coração. Somos todos humanos e todos nós temos problemas.

Esconder as nossas emoções nos torna pessoas frias. As emoções não expressas podem se transformar em doenças.

Eu sei que há situações em que a opinião de outras pessoas não vai resolver o problema. Desabafar faz bem e as vezes uma pessoa de fora pode trazer um ponto de vista que nos não poderíamos enxergar sozinhos.