Dicas para viver em Montreal gastando pouquíssimo!

post-thumb

Dicas para viver em Montreal gastando pouquíssimo!

Idéais para pessoas solteiras que queiram vir para Montreal (estudar ou imigrar) com poucos recursos financeiros e que não conhecem ninguém aqui.

Moradia

Aluguel, móveis, eletrodomésticos, coisas de cozinha, lençóis, internet, aquecimento podem custar bastante dinheiro. Então, para você meu amigo que está apertado, eu te aconselho à alugar um quarto mobiliado.

Dividir apartamento é muito comum aqui entre pessoas entre 20 e 40 anos, mesmo se elas nunca se viram antes. O legal é que você já faz um amigo ou dois logo desde à sua chegada. Pode ser uma excelente experiência. O importante é determinar as responsabilidade de cada um com a limpeza do apartamento e questões como não fumar dentro do apartamento, se é permitido ou não levar namorado(a) para dormir, etc.

O preço é entorno de 350$ CAD por um quarto mobiliado com direito à internet e vocês dividirão a sala, cozinha e todos os equipamentos presentes no apartamento. Existem atualmente mais de 9 mil anúncios no site KIJIJI para quem quiser começar à pesquisar. Sugiro dar uma olhada.

Moda

Se você quer continuar na moda mas gastando pouco, sugiro não comprar roupas no começo das estações. Na metade da estação as promoções começam e no fim da estação estará tudo estara com até 80% de desconto. Bazar de roupas e artigos usados existem e não são mal vistos.

No mais, aqui ninguém liga para como você está vestido. Com exceção de duas situações: quando você passa em entrevistas de emprego ou quando você sai para paquerar. No caso da primeira você se põe sempre escolha sua melhor roupa.

Eu sei que você já deve ter começado à pesquisar por casacos e sabe que as marcas North Face, Canada Goose e Kanuk são as melhores. A verdade é que eles custam em torno de 600$ à 900$ CAD. A realidade é que você não precisa desses casacos logo de cara. Tem muito casaco de 60$CAD bonito e quente que dura uns dois anos sem problema.

Alimentação

Levar o lanche de casa também é uma ótima maneira de cortar as despesas. Não tenha vergonha! Aqui todo mundo leva para o trabalho ou escola. É normal.

Não precisa comprar garrafas de água ou filtro. A da torneira é de qualidade. Quando sair leve a água de casa.

Os supermercados mais em conta são: Maxi e SuperC.

Diversão e bem estar

Cuidem dos próprios cabelos sozinhos. Tragam os secadores, chapinhas, máquina de cortar/raspar cabelo ou deixem os cabelos livres e naturais.

Para se divertir te aconselho à visitar o site de atividades gratuitas.

Encontros em cafés podem ser um meio barato para encontrar amigos e pretendentes. Não compre livros sem ver se tem disponível na biblioteca antes.

Emprego

Se o seu objetivo é trabalhar existem organismos governamentais ou ONGs que ajudam na procura por emprego e dão uma certa orientação profissional. Enviem muito currículo. Pode demorar até boas oportunidades aparecerem. Enquanto isso tem várias possibilidades de empregos simples que qualquer um pode fazer. Basta querer.

Não deixem de estudar, tanto o francês quanto o inglês. E se tiver oportunidade vá à universidade. Aqui existem vários programas universitários de um ano para obter um certificado. Isso enriquecerá muito o seu currículo. Se você é residente permanente você terá acesso ao programa prêts et bourse. São empréstimo para pagar a escola e uma ajuda financeira. Geralmente por volta dos 800$ CAD. Depende de cada caso. Têm algumas exceçoes mas vale a pena se informar.

Essas são minhas dicas para viver o periodo de aperto financeiro e sair de cabeça erguida!

Desejo muita sorte à todos!

Referências