Quando o atual primeiro ministro, Justin Trudeau, afirmou que seu plano de Governo envolvia principalmente estimular a imigração para o Canadá, muita gente ficou com o pé atrás, achando que era promessa de campanha e coisas do gênero. Mas as medidas que o Governo vêm tomando desde que assumiu levam a crer que isso é sério. Ou pelo menos nas palavras.
Segundo o site TrudeauMetre.ca, que cataloga e acompanha as promessas feitas pelo primeiro ministro, o quesito imigração conta com 12 ítens, dos quais 5 foram cumpridos. O tão falado projeto de trazer 25.000 refugiados da Síria até o final de 2015 sem dúvida é o recebeu mais destaque. Os mais radicais até diriam que ele não seria uma pessoa de confiança simplesmente porque não cumpriu com sua promessa, mesmo que a quota tenha sido atingida no último dia 28 de fevereiro.
Um pouco mais tangível à vida de quem não está fugindo de uma guerra civil declarada no seu país, a promessa de aumentar o número de aplicações para pais e avós para 10.000/ano deixou muita gente que esperava há algum tempo mudanças na lei com uma pontinha de esperança.
300 mil novos imigrantes para o Canadá
E se uma semana onde o depoimento de um presidente da república em uma investigação de corrupção e desvio de dinheiro e nem a rápida e sucinta valorização do Real em relação ao dólar americano não tiverem sido motivos suficientes pra dar uma ponta de ânimo e esperança em quem só estava vendo problemas e mais problemas, a notícia de hoje do ministro da imigração conseguiu trazer de volta quem já não tinha muita fé em morar no Grande Norte Gelado.
O ministro John McCallum, nas suas próprias palavras, anunciou que o Governo do Canadá tem um plano ambicioso de trazer entre 280.000 e 305.000 novos residentes permanentes ainda para o ano de 2016. Mas lembre de excluir desse número os 10.000 dedicados à reunificação familiar, sem falar que isso inclui também trazer mais refugiados.
Ninguém comentou ainda se dentro desses 300 mil estarão também aqueles que aplicarem para processos provinciais, detalhe muito importante saber, principalmente depois que o Québec anunciou que também estará acelerando o processo de liberação de vistos chegando ao patamar de 3 meses de espera somente. É ver para crer.
O Governo tem como principal bandeira defender que o Canadá é o país da diversidade e faz questão de levar esse fator em consideração também quando trata de economia.