O Governo Federal juntamente com os quatro premiers da costa Atlântica do Canadá anunciaram uma nova estratégia de crescimento destinado a estimular o desenvolvimento econômico, e aumentar as oportunidades de emprego na região.
O anúncio foi feito em uma conferência de imprensa em Prince Edward Island na segunda-feira, após uma reunião entre os quatro premiers do Atlântico – (Premier de Prince Edward Island), Wade MacLauchlan, ( Premier de New Brunswick) Brian Gallant, (Premier de Terra Nova and Labrador) Dwight Ball, (e o Premier da Nova Scotia) Stephen McNeil – além de vários ministros federais.
Premier Stephen McNeil, Wade MacLauchlan, Brian Gallant e Dwight Ball reuniram-se com ministros federais em Prince Edward Island nesta Segunda-Feira.
O MP Scott Brison disse no fim do mês passado que um novo conjunto de políticas seria lançado em breve, e destinado a atrair e manter mais imigrantes para a costa atlântica do Canadá, após ouvir de representantes provinciais que o governo federal “no passado” não tinha sido tão forte parceiro como deveria ser.
“A imigração é fundamental para impulsionar o crescimento da nossa economia”, disse ele. “Na parte Atlântica do Canadá nós temos uma terrível linha de tendência demográfica em termos de envelhecimento da população. E a melhor maneira de resolver isso é através da imigração “.
Brison sugeriu que é hora de espelhar-se no que Manitoba tem feito através da imigração e às necessidades do mercado de trabalho.
E também estamos na época em que a população em geral deve “banir” expressões como “vêm de fora” do nosso vocabulário, porque essa mentalidade aprofunda o preconceito ou estigma contra aqueles que escolhem viver aqui. Os novos residentes alegam que a expressão fazem com que os moradores locais, geralmente receptíveis, parecerem hostis.
Programa piloto de imigração por 3 anos
O plano inclui um projeto-piloto de imigração por três anos destinado a “enfrentar os desafios do mercado de trabalho na costa Atlântica do Canadá.”
O programa piloto tem como objetivo atender às necessidades dos empregadores locais através de imigrantes qualificados, e esforços serão feitos para acelerar o credenciamento destes novos residentes.
O Ministro Federal da Imigração, Refugiados e Cidadania John McCallum disse que ouviu em “alto e claro” bom som a mensagem que a parte atlântica do Canadá quer atrair mais imigrantes para a região.
O plano consiste em admitir até 2.000 novos imigrantes e suas famílias para a região em 2017. Esse número pode aumentar nos anos seguintes, dependendo do andamento do projeto.
“Assim, poderiam ser admitidos algo em torno de 4.000 pessoas, e esse número está previsto a subir nos anos seguintes, dependendo de como irá se sair o programa”, disse John McCallum, o ministro federal da imigração.
Ele afirmou ainda que o componente principal de imigração será em grande parte impulsionado pelos governos provinciais e as suas necessidades específicas.
“Vamos estar aberto a uma variedade de classes de trabalhadores, e nós, iremos trabalhar com cada governo a desenvolver um plano específico para sua própria província com foco em profissões, regiões específicas e focados em envolver as empresas, não só recrutar os imigrantes, mas tomar medidas para mantê-los aqui “, disse ele.
Investimento nos Residentes
McCallum disse que por enquanto o programa será um projeto-piloto para a costa atlântica, mas que o mesmo poderá servir de modelo para o resto do país nos próximos anos.
Quando perguntado sobre o que está sendo feito para atrair as pessoas que deixaram as suas províncias para voltar a New Brunswick, o Premier Brian Gallant disse que atrair novas pessoas e repatriar os residentes fazem parte do mesmo esforço.
MacLauchlan concordou.
“Eu realmente acredito que faremos de Prince Edward Island um lugar mais atraente em termos de repatriamento“, disse MacLauchlan.
Ele afirmou ainda que a força de trabalho em sua província deve crescer a fim de criar prosperidade sustentada.
O Premier de Terra Nova and Labrador, Dwight Ball disse que por enquanto o aumento da imigração é necessário, e isso não significa que os residentes existentes e que estão desempregados serão esquecidos.
“Terra Nova and Labrador sempre irá continuar a investir em nossos residentes que estão prontos e à procura de emprego. Vamos continuar a treinar aqueles que estão sub-qualificados e à procura de trabalho”, disse ele.
Ball também enfatizou que o plano de imigração é apenas um dos cinco pilares da nova estratégia de crescimento do Atlântico.
Assista a declaração do Ministro da imigração no video abaixo
Comitê de Liderança
Os quatro premiers e ministros federais – Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania John McCallum, Presidente do Conselho do Tesouro Scott Brison, Ministro das Pescas, Oceanos e do Canadian Coast Guard Dominic LeBlanc, O Ministro da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico Navdeep Singh Bains, e Ministro dos Serviços públicos e Contratos Judy Foote – formaram um comitê de liderança para supervisionar o plano.
A primeira fase do plano deverá ser implementado até o final de 2016.