As melhores cidades para imigrar no Canadá

post-thumb

A revista Money Sense, conhecida por publicar diversas pesquisas sobre qualidade de vida e economia publicou o que devem ser as melhores cidades para imigrar para o Canadá quando você é recém-chegado. A revista, que também publica a lista das Melhores Cidades do Canadá, publicou uma lista com 10 cidades que foram consideradas como as mais adequadas por conta de fatores como diversidade étnica, custo médio de apartamentos com 1 quarto e proporção dias de trabalho vs férias.

Confira a lista das cidades no slideshow abaixo.

Existem realmente melhores cidades para imigrar?

Como toda pesquisa, ela também se baseia em critérios genéricos para provar um ponto. Ter uma maior diversidade étnica na composição das cidades é um fator interessante porque garante que ao menos a população local tem conhecimento de pessoas vindas de outros países. Existem cidades no Canadá onde imigrantes são só assunto dele programas de televisão e onde as pessoas nunca sequer viram um pessoalmente. Porém, não tem como garantir que somente isso vai garantir que a integração de todo imigrante será tranquila.

Os atuais programas de imigração do Governo pressupõem que os candidatos possuem um bom conhecimento dos idiomas oficiais e não teriam a necessidade de investir tempo nesse critério para se integrarem ao mercado de trabalho. Sem nem entrar no mérito de questões burocráticas como validação de diplomas e reconhecimento da profissão pelas devidas ordens profissionais, o grande desafio do imigrante é realmente conseguir uma oportunidade que lhe permita retornar ao mesmo nível de vida que tinha em seu países de origem. Mesmo sendo capaz de encontrar uma cidade com boas escolas para os filhos, aluguéis ou preço de imóveis bem em conta, com um nível de conhecimento no inglês e/ou no francês, acontece de ser barrado no mercado de trabalho seja por ela estar saturada ou pela falta de demanda.

Como uma primeira tentativa a pesquisa bem feita. Quem sabe nos próximos anos ela tenha foco um pouco mais nesses e outros aspectos mais relevantes.

Fonte: Best Places for New Canadians 2016