Economia e riqueza no Canadá

post-thumb

O Canadá é o décimo país mais rico do mundo. Com um PIB de $1.627 bilhões, a perspectiva é de um crescimento econômico de 2,3% para 2017. O Brasil tem o PIB mais elevado que o Canadá, sendo o oitavo do ranking internacional, com $1.954 bilhões. Quanto ao PIB per capita, o Canadá está muito à frente do Brasil, sendo que o Canadá ocupa a 17a posição no ranking Internacional e o Brasil ocupa a 65a posição. E no que se diz respeito ao índice de desenvolvimento humano, o Canadá é o 10º colocado; o está na Brasil 79ª posição.

A principal atividade econômica do Brasil é a agropecuária e a do Canadá é são os serviços.

Diz-se que o Quebec é a sociedade mais igualitária da América do Norte. A desigualdade social lá cresce mais lentamente que nas outras províncias do país e dos estados dos EUA.

Mesmo sendo uma das sociedades mais igualitárias, os 1% mais ricos do Quebec viram suas rendas aumentar 78% entre 1985 e 2008, contra 19% dos menos afortunados no mesmo período.

Uma das razões é não pagar impostos. Mais de 6 mil pessoas no Canadá conseguem reduzir seus impostos à zero. De acordo com o ARC (Agência da Receita do Canadá), “indivíduos com os maiores níveis de renda conseguem reduzir sua responsabilidade tributária para zero usando deduções como: perdas comerciais ou agrícolas em anos anteriores; perdas de investimento comercial dedutíveis; contribuições substanciais para o Plano de Poupança de Aposentadoria Registrado”.

“Os demais contribuintes também reivindicam créditos fiscais não reembolsáveis, como doações de caridade e dividendos e créditos fiscais estrangeiros”, diz a ARC.

Deduções para investimentos no setor de petróleo e gás também permitem que os ricos diminuam seus impostos a ponto de “a maioria dos canadenses achar isso surpreendente e injusto”, diz Michael Smart, da Universidade de Toronto.

 

Os mais ricos do Brasil

Os 10 brasileiros mais ricos são:

  • Walter Faria, dono da marca de cervejas Itaipava
  • Jorge Moll, cardiologista proprietário de uma rede hospitalar
  • Abílio Diniz, investidor e filho do fundador do supermercado Pão de açúcar, possui muitos imóveis e ações
  • os irmãos Marinho, proprietários da rede Globo
  • irmãos Pereira Moraes, do grupo Votorantim atua na área bancária (Banco Votorantim), de agro-negócio (Citrosuco), cimento (Engemix), energia, celulose (Fibria), papel e alumínio em mais de 20 países
  • Eduardo Saverin, co-fundador da Facebook
  • Marcelo Herrmann, cervejeiro dona da Brahma e Antárctica e proprietário das lojas Americanas
  • José Safra, do Banco Safra.

O homem mais rico do Brasil é Jorge Paulo Lemann, também proprietário da Brahma, Antártica e Lojas Americanas, ele tem a sua fortuna avaliada em 29 bilhões de dólares. Sua fortuna é maior que a fortuna do homem mais ricos canadense.

Para efeito de comparação, a pessoa mais rica do Canadá é David Thomson, com uma fortuna de 22 bilhões de dólares. O sr. Thomson e sua família são proprietários da Thomson Reuters, uma agência de notícias especializada em informações financeiras.

As maiores companhias do Québec

As 10 maiores companhias do Quebec são:

  • Desjardins (cooperativa financeira)
  • Sobeys Quebec (rede de supermercados, incluindo IGA)
  • George Weston (rede de mercados, incluindo Loblaws)
  • METRO (supermercado)
  • Jean Coutu (farmácias)
  • Hidro-Quebec (companhia de abastecimento e eletricidade)
  • McDonalds Canadá (restaurante)
  • Banque Nationale (banco)
  • Bombardier (construtora de aviões)
  • BCE (companhias telefônicas, incluindo Bell, Virgin e Solo).

Basicamente se você trabalha numa farmácia ou mercado, você está trabalhando em uma das maiores empresas do Quebec.

Os mais ricos do Québec

Para matar a curiosidade, esta é a lista das pessoas mais ricas do Quebec.

LinoSaputo é o empresário mais rico do Quebec, de acordo com o último ranking anual Forbes 2017. LinoSaputo, fundador do Grupo Saputo, tem uma fortuna avaliada em US $ 5,6 bilhões, enquanto David Thomson (dono do Globeand Mail) ainda ocupa o primeiro lugar no Canadá com uma fortuna de US $ 27,2 bilhões.

Pierre Karl Péladeau, presidente da Quebecor Media, é agora o mais jovem bilionário do Quebec, com 55 anos, com uma riqueza de US $ 1 bilhão. Aos 91 anos, Stephen Jarislowsky continua sendo o bilionário mais antigo de Quebec.

Três dos empresários mais conhecidos do Quebec, Alain Bouchard (fundador da Couche-Tard), Jean Coutu (presidente das farmácias JCP) e Serge Godin, ocupam a segunda, terceira e quinta posições dos mais ricos quebequenses, respectivamente. Por um segundo ano consecutivo, André Desmarais e Paul Desmarais Jr. não estão na lista, porque sua riqueza individual é inferior a US $ 1 bilhão cada, de acordo com Forbes.

O segredo para se tornar um bilionário

Qual seria o segredo para se tornar bilionário? Uma idéia genial? Anos de trabalho duro? Nascer rico? Talento? Saber administrar? Investir? Sorte? Muitos dizem que deve-se investir pelo menos 20% da renda na bolsa em investimentos de risco elevado, outros dizem que a paixão pelo que se faz é fundamental.

Não existe um caminho certo, pode ser tudo isso, mas somente uma pequeníssima parcela consegue fazer fortuna.

O império da família Saputo teve início com Giosepe Saputo que começou a sua empresa de leite com apenas $500 dólares e uma bicicleta para fazer entregas. A fortuna da família hoje é avaliada em 12 bilhões de dólares. O neto de Giosepe, Joey, é proprietário do time de futebol Impact de Montréal.

É possível tornar-se bilionário jovem. Por exemplo, Garret Camp, o jovem de 37 anos nascido em Calgary no Canadá, possui uma companhia que hoje vale 70 bilhões. Ele vendeu o site StumbleUpon em 2007 e abriu a empresa de transporte Uber.

Infelizmente não encontrei mulheres na lista de mais ricos do Quebec, mas encontrei Celine Dion na lista das mulheres mais ricas a nível mundial. Ela tem uma fortuna de 380 milhões.

Cinco economistas do Fundo Monetário Internacional concluíram que quanto mais os ricos são ricos, menor é o crescimento econômico do país ou região. Na verdade, quanto maior é o enriquecimento dos menos afortunados e da classe média mais se estimula o crescimento econômico, dizem eles.

Ser rico não é a ambição da maioria de nós, encontramos nossas fortunas em coisas que o dinheiro não compra.

Qual é a sua fortuna?

Referências