Tudo deu certo nos 150 anos do Canadá. Será mesmo?

post-thumb

A melhor notícia é que não houve nenhum atentado terrorista. Em algumas cidades a chuva foi a vilã, mas em geral as celebrações no país ocorreram maravilhosamente bem, na paz e tranquilidade. Tudo bem organizado com baste segurança.

Outra excelente notícia é que a comunidade brasileira desfilou pela primeira vez no desfile do dia do Canadá em Montreal. Parabéns a galera que desfilou! A comunidade brasileira está crescendo cada vez mais e conquistando espaço e respeito.

Somos cerca de 50 mil brasileiros vivendo no Canadá. O número de pedidos de residência temporária por parte dos brasileiros não pára de crescer. Nos últimos 6 anos foram 549.5 mil pedidos de residência temporária feitos por brasileiros, segundo as estatísticas da Imigração Canadá.

Custos das comemorações

As comemorações custaram 500 milhões de dólares. 300 milhões foram dedicados à melhorias nas infraestruturas das cidades tais como: bibliotecas, arenas, estádios, museus, parques e lugares turísticos. 180 milhões foram destinados às apresentações artísticas.

Alguns se recusaram a comemorar

Nem todos os canadenses estão de acordo com a confederação do Canadá, alguns se recusam à serem identificados como canadenses. 22% dos quebequenses são soberanistas e querem a independência do Quebec. Estes acreditam que o Quebec tem a sua própria cultura e seria auto-suficiente economicamente. Boa parte dos soberanistas são também anti-multiculturalismo e recusam qualquer cultura que não seja a de origem francesa. Estes em sua maioria não quiseram nem saber de comemorar o dia do Canadá e não querem muita conversa com federalistas. Para eles a festa nacional é a Saint-Jean Baptiste e dia do Canadá e multiculturalismo dá ânsia de vômito (comentário de alguns soberanistas na página das celebrações do dia do multiculturalismo).

Mas será que devemos realmente comemorar os 150 anos de uma confederação que esmaga a história de mais de 26 mil anos dos povos indígenas (primeiras-nações) neste território?

Ativistas indígenas tentaram acampar em frente ao parlamento para denunciar o genocídio de crianças e mulheres indígenas. O grupo foi preso e em seguida liberado. Uma das porta-vozes do grupo se irritou com a questão de uma jornalista durante a conferencia de imprensa. Assista ao vídeo

Diversidade

Nestes 150 anos da confederação do Canadá, mais de 17 milhões de imigrantes foram recebidos. A grande maioria vem de países do leste asiático. De acordo com a Pesquisa Nacional de 2011 sobre as famílias, a Ásia (incluindo Oriente Médio) é o principal continente de origem da população imigrante, embora o número de africanos esteja aumentando cada vez mais. Além disso, pela primeira vez desde o início da Confederação, o Reino Unido já não é o país mais frequentemente listado por pessoas nascidas no estrangeiro. A Índia e China são os que lideram estas estatísticas.

Mais de 20% das pessoas vivendo no Canadá nasceram em países estrangeiros. Dos mais de 6 milhões de pessoas que se declararam como parte de uma minoria visível, 65.5% nasceram em países estrangeiros.

Então se algum dia um canadense quiser te rebaixar por ser imigrante dizendo que foram eles que construíram esta sociedade, reforce a memória deles, lembrando que 17 milhões de imigrantes como nós, também ajudaram à construir o Canadá em que moramos hoje.

Quem diz diversidade, diz racismo

Apesar da grande diversidade que aqui vive, ainda existem muitas pessoas que são contra a imigração. No dia do Canadá o grupo anti-imigração Storm Alliance se manifestou em Hemmingford, na fronteira do Quebec com os EUA, local onde imigrantes ilegais costumam atravessar. No mesmo local compareceu o grupo pro-imigração Solidariété sans frontière e é claro a policia para manter a ordem. Assista ao vídeo

Apesar da cara de mau e das roupas pretas o grupo, Storm Alliance prega a manifestação pacífica. São racistas pacíficos, se é que isso existe. Na página do grupo, a organização estava orgulhosa pelo comportamento pacífico dos seus integrantes durante a manifestação.

No Quebec existe outros grupos de extrema-direita / anti-imigração (racistas) como o grupo musical que se chama Legitime Viollence. Muitas músicas tenebrosas do grupo podem ser escutadas no youtube

Outros grupos de extrema-direita (racistas) que atuam no Quebec são: PEGIDA, CANADIAN COALITION OF CONCERNED CITIZENS, ATALANTA QUEBEC, LA FEDERATION DES QUEBECOIS DE SOUCHE e LA MEUTE.

E não é somente no Quebec que existe este tipo de grupos anti-imigração. No Yukon o grupo The Soldiers of Odin também marca presença de ódio contra a diversidade. Em Ontário os grupos RISE CANADA et NEVER AGAIN CANADA aterrorizam.

Todos as minorias sofrem discriminação

Um estudo da Universidade de Toronto revela que pessoas de origens outra que a canadense, têm duas vezes mais chances de serem convocados à uma entrevista de emprego quando mascaram seus currículos para esconder informações ligadas à estudos ou experiência em outros países.

Apesar de toda diversidade nem todos são sempre aceitos. A população muçulmana e autóctones são as que mais sofrem com o racismo. Também não posso deixar de citar que vários anglófonos que vivem no Quebec se sentem excluídos, principalmente no que se diz respeito à informação que muitas vezes é divulgada somente em francês, mesmo se as duas línguas são oficiais.

O Governo Trudeau fez questão de comemorar a diversidade. Para Trudeau o Multiculturalismo é parte importante do Canadá, devendo ser respeitado e comemorado.

Essas são algumas palavras do nosso primeiro ministro:

”Au Canada, la diversité est une force et un pilier fondamental de la réussite de notre pays. Bien que nous ayons fait d’importants progrès dans la lutte contre le racisme et la discrimination raciale au cours des dernières décennies, il reste encore beaucoup de travail à faire. Beaucoup trop de gens dans le monde sont privés de leurs droits humains les plus fondamentaux simplement à cause de la couleur de leur peau ou de leur origine ethnique. Le gouvernement du Canada condamne fermement toute forme de discrimination au Canada et au sein de la communauté internationale. Nous allons continuer à faire valoir l’inclusion, l’acceptation et l’égalité au Canada et partout dans le monde. Nous ne cesserons jamais de chercher à faire de notre monde un endroit plus sûr, plus égalitaire et plus respectueux.”

Pessoas que são contra o governo Trudeau dizem que é tudo balela e o que ele quer é arrecadar votos. Mas eu vejo que ele realmente valoriza a diversidade e põe em prática em seu governo. Ele é realmente um homem que busca a igualdade em suas ações. Por exemplo, em abril 2017 o governo lançou um projeto piloto de recrutamento na função pública com currículos anônimos para evitar a discriminação; o modo como ele recebeu os refugiados sírios; os ministros que ele escolheu para o seu governo; enfim vejo muita coisa boa neste governo.

A grande maioria dos canadenses são à favor do multiculturalismo, mas querem que as pessoas se integrem na sociedade canadense. No Canadá se vive como os canadenses.

Minha opinião

Eu tenho orgulho de ter me tornado canadense e comemoro estes 150 anos, mas entendo o sentimento dos autóctones e acredito que eles ainda não obtiveram o devido espaço na sociedade.

Acredito que o multiculturalismo deve ser respeitado. Me entristece quando vejo imigrantes brasileiros expondo sua opinião contra a inclusão de pessoas muçulmanas na sociedade canadense, como se sentissem superiores. Pense que enquanto você está militando contra a imigração muçulmana, tem muitos outros militando contra a imigração como um todo, torcendo para que pessoas como a gente não esteja aqui, emperrando as nossas vidas para que não tenhamos as mesmas oportunidades.

Eu também festejo a Saint-Jean Baptiste. Valorizo a cultura do Quebec, mas não tenho paciência com soberanistas. Se depender de mim o Quebec sempre será uma província .

Eu ainda não posso dizer se me sinto mais canadense ou brasileira. É um misto dos dois que vive em mim. Acredito que a população dos dois países tem muito o que melhorar. Eu tenho uma percepção muito crítica das duas sociedades. Vejo o bom e também vejo o que pode ser melhorado, mas sinto um bem-estar maior aqui, que não sentia antes no Brasil. O nível de injustiça é menor no Canadá do que no Brasil, na minha opinião e isso me faz bem.

Gostaria que ler a opinião de vocês. Vocês se sentem canadenses por completo ou é o lado brasileiro vai sempre prevalecer em vocês?

Eu quero saber dos brasileiros que se identificavam como sendo de extrema-direita no Brasil . Vocês continuam seguindo a extrema-direita no Canadá, como é para vocês terem se tornado parte de uma minoria de imigrantes brasileiros?

Referências

Onde Ouvir o PoDeixar

Entre em contato conosco!

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Então mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para gente!

Serviços Recomendados

Não arrisque ter gastos extras na sua viagem. Contrate um seguro e aproveite com tranquilidade e segurança: vempra.ca/seguroviagem

Está querendo garantir sua aprovação nos exames de proficiência do TOELF ou IELTS? Precisa de confiança, credibilidade e segurança? Conheça agora mesmo os serviços da professora Soraya Quirino. https://www.sorayaquirino.com/

Pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para decidir por onde começar? Conte com a consultoria educacional da Ana Paula Paltian da De Boa no Mundo. https://www.deboanomundo.com/