A riqueza da culinária québequense

post-thumb

A riqueza da culinária québequense

A comida aqui é inspirada da culinárias de vários lugares do mundo. Quando pensamos em comida típica québequense pensamos logo nessas duas receitas de 3 ingredientes: A poutine (feita com batatas fritas, molho e queijo) e o patê chinois (uma camada de carne moída, uma camada de milho e uma camada de purê de batatas). Mas fora essas receitas, quais os pratos mais populares do Québec que se diferem da nossa comidinha brasileira?

A cozinha do dia-a-dia

Aqui é primordial você fazer o seu próprio molho para macarrão e cozinhar em grandes quantidades. Uma boa receita de molho pode demorar até 6 horas cozinhando.

Aqui é muito popular cozinhar na mijoteuse. Ela é umapanela que cozinha lentamente que as pessoas aqui a consideram como indispensável em uma cozinha. Pode-se deixar cozinhando enquanto se vai trabalhar.

As receitas de mijoteuse mais populares são porco desfiado, osso buco (mocotó), perna de carneiro, Boeuf bourguignon, chilli, frango indiano, carne com legumes, pudim, presunto à l’érable, bolo de queijo, etc.

Come-se bastante torta de carne moída, empadão de frango, sopa de ervilha amarela, salada de repolho, salada de macarroni, macarroni au fromage gratiné, sirop d’érable, Hummus, cuscuz.

As sobremesas mais comuns são creme brulé, gateau de chocolate fondant e gateau au fromage.

O peixe mais popular aqui é o salmão.

Frutas, legumes e cereais variados

Um legume que eu não conhecia antes de vir para cá que acompanha muito bem peixes em geral é a fenouil (funcho).

Os legumes são bastante populares aqui. Champignons, aspargos, alcachofra, céléri (aipo), chou-rave, cornichon (conserva de pickles), poireau (alho poró), endive, navet (rabanete), pâtisson, pousse de luzerne (alfafa), rhubarbe (usada para fazer sobre-mesas), Rutabaga, tête de violon (broto de samambaia) e topinambour (alcachofra de Jerusalém).

As frutas mais populares aqui que são menos populares nosso pais natal são o bluet (mirtilo), framboesa, cannenberge (oxicoco) e cereja.

A chirívia aqui é bastante popular. Geralmente os restaurantes servem creme de panais como entrada. Panais é como se chama aqui, para quem estiver procurando mas não sabia o nome.

O cereal que eu não conhecia antes e que é bastante usado aqui é o quinoa. Uma delicia! Ótimo substituto para o arroz ou para colocar em saladas.

Quero deixar aqui o link de receitas do chefe mais famoso daqui, Ricardo, para quem quer tentar umas receitas.

https://www.ricardocuisine.com/