Por dentro das cadeias do Canadá
Vamos entender o porquê do Canada ser o 8o pais mais seguro do mundo.
São cerca de 15 mil detentos nas 54 prisões federais.
O Québec é umas das províncias com a menor quantidade de pessoas presas. Este é o perfil dos encarcerados no Québec:
- 94.6% são homens
- 80% são católicos
- 87.5% nasceram no Canadá
- 60% são casados
- 37.5% sofreram violência parental
- 65% nunca obteve nenhum diploma
- 44% eram trabalhadores
- 15% recebia uma ajuda social
- 33% viviam do trabalho ilícito
- apenas 6.9% eram sem abrigo
- mais de 50% consumia drogas diariamente, sendo que mais de 38% eram alcoólatras.
- 63% têm problemas emocionais ou psiquiátricos e 32% já tentaram se matar.
- A maior parte dos crimes cometidos são contra a propriedade.
- 15.9% são infrações contra pessoas.
Por dentro dos presídios canadenses
No vídeo abaixo, é possível ter uma boa ideia de como funciona os presídios aqui. São amplos, a maioria são celas individuais, o lugar é limpo, prisioneiros trabalham, recebem um salário, podem se implicar no presidio.
Eles também recebem uma boa orientação para se reabilitarem, têm acesso à uma academia, alguns praticam artes. Enfim, tudo muito diferente do sistema carcerário brasileiro, dois mundos muito diferentes. Aqui presidiário vive de forma digna.
No vídeo também é possível observar que ainda assim existe uma preocupação e uma busca constante de melhorar este sistema. Durante o governo Harper houve uma mudança na lei que aumentou drasticamente a população nos presídios. Só no Québec observou-se um aumento de 63% de prisioneiros com penas leves e descontinuas (por exemplo de sexta à noite à segunda pela manha).
Por outro lado os índices de criminalidade têm diminuído cada vez mais. Hoje falam de superlotação, mas é claro que não parece nem um pingo com as superlotações das cadeias brasileiras.
Mais da metade da população nos presídios (58%) é composta por pessoas que ainda não foram culpadas e que estão na espera da sentença.
A realidade atual
Nos últimos anos podemos observar uma boa redução de jovens presos, uma baixa de mais de 30%. Vários programas foram implantados para que os alunos não larguem os estudos ”contre le décrochage scolaire” é algo que o governo trabalha continuamente. Quanto custa em média este maravilhoso sistema carcerário O custo anual é cerca de 117 788 $ por prisioneiro. Sim, investir no sistema carcerário apesar de caro é importante para que o pais seja pacifico, a maior parte deste dinheiro serve para pagar os salários dos muitos funcionários. Mas os valores seriam menores se houvesse uma redução do tempo de encarceramento para crimes leves.
Aliás, para quem estiver procurando uma nova carreira, o cargo de agent des services correctionnel está sempre em demanda.
Estou deixando o link para quem tem interesse em se informar sobre esta profissão, mas saibam que é uma das profissões com maior índice de pessoas esgotadas e deprimidas.
Referências
- Perfil das pessoas encarceradas
- Sistema carcerário: um detento custa $117.788 por ano aos contribuintes canadenses
- As prisões québecoises acatam as medidas Harper
- Estatísticas das pessoas encarceradas
- Estratégia de ação visando a perseverança escolar
- A taxa de criminalidade continua a baixar no Canadá
- Agentes de serviços correcionais
- Profissões: Agente de serviços correcionais