O impacto da falta de sol nas nossas vidas

post-thumb

O impacto da falta de sol nas nossas vidas

Todos os habitantes do Canadá têm carência de vitamina D entre outubro e abril. Se o excesso de sol pode trazer riscos para a saúde, a falta dele também tem vários inconvenientes.

O sol ajuda o nosso organismo a produzir vitamina D, essencial para a saúde dos dentes e ossos. A vitamina D tem um papel importante no metabolismo do cálcio no organismo. Ter rins e fígado saudáveis é necessário para a transformação dos raios UVB em vitamina D. A vitamina D estimula o sistema imunológico, ajuda à emagrecer, ajuda na prevenção de várias doenças como a diabetes, a hipertensão e cerca de 12 tipos de câncer. O risco pode ser reduzido de mais de 50%. A vitamina D também atua nos músculos.

O Sol também tem um efeito positivo no humor das pessoas. A vitamina D dá origem a vários hormônios importantes para o corpo.

Deficiência mundial

Estima-se que mais da metade da população esteja carente de vitamina D e que quanto mais obesa a pessoa seja, menos vitamina D ela apresenta.

É recomendado se expor aos raios UVB entre 20 e 30 minutos por dia sem protetor solar, com uma boa parte do corpo descoberto para garantir entre 80% e 90% da dose necessária. Não é possível produzir a vitamina D tomando sol atrás de janes, com roupas ou utilizando protetor solar.

Consumindo vitamina D durante o inverno

O que podemos fazer para obter as doses necessárias de vitamina D durante o inverno? Existem vários complementos, multi-vitaminas, pílulas e capsulas de vitamina D disponíveis nas farmácias.

Apesar de ser bastante popular aqui, o bronzeamento artificial não propicia a produção de vitamina D.

Frutas não têm vitamina D e é quase impossível obter a dose necessária apenas com a alimentação. Seria necessário beber uns 20 copos de leite enriquecido com vitamina D para obter a dose diária necessária. Um dos alimentos com a maior quantidade de vitamina D é o salmão. Uma porção de salmão equivale à 6% da dosagem diária de vitamina D necessária.

A depressão invernal existe e está diretamente ligada à falta de sol que ocasiona uma diminuição da produção da serotonina. A depressão invernal atinge certa de 18% da população canadense. Um dos principais tratamentos adotados pelas pessoas é a luminoterapia.

Mulheres grávidas, bebês e idosos devem tomar complemento de vitamina D, mas é fortemente sugerido para todas as pessoas. Você pode pedir informação para o farmacêutico e não é necessário prescrição médica.

Todos os comentários são bem vindos.