Cuidando da saúde
No decorrer dos últimos anos temos ouvido falar que a expectativa de vida das pessoas tem aumentado bastante. Apesar disso ser mais comum em países desenvolvidos, o mesmo também é realidade em países em desenvolvimento, especialmente no Brasil. Mas, vale a pena lembrar que viver mais não quer dizer ter saúde para o resto da vida. Isto é um algo que deveríamos dar mais atenção.
Muitos que chegam ao Canadá dificilmente trazemos o hábito de praticar atividades físicas como o da população daqui. Mais do que ficar com o corpo “sarado”, praticar uma atividade física é uma questão de saúde. E isso começa a ser ensinado e incentivado desde muito cedo às crianças. Um exemplo disso são escolas com foco em esportes da mesma forma como outras com foco em idiomas, tecnologia, etc. Apesar do termo “soccer mom”, pais e mães incentivam e também treinam com os filhos. Isso além de levá-los e acompanhá-los a competições por todo o canto (MESMO!)
Outro fator que nos faz perceber que a prática de esportes vai muito além da estética é a menor exposição do próprio corpo na mídia em geral. Quem sabe talvez porque passamos a maior parte do tempo cobertos com camadas e mais camadas de roupa. Quem sabe…
Não é raro ver pessoas de 60, 70, 80 anos ou mais praticando esportes lado-a-lado a jovens. Berg que não nos deixe mentir. Ele conta como ele foi deixado para trás por uma senhora que parecia movida a red bull.
Paixão por esportes
Quando passeamos em bairros residenciais, é comum vermos pessoas fazendo caminhadas, mesmo durante dias frios e durante o inverno; amantes do jogging então, vemos aos montes, mas ambos parecem se multiplicar durante o verão. Muitas vezes eu me pergunto como seria este país se fosse quente o ano inteiro. Com certeza ia faltar rua pros carros com tanta gente fazendo exercícios.
Além do Hockey, o canadense parece ter uma paixão incrível por qualquer atividade física: ski, karate, natação, boxe, etc. Uma atenção especial ao futebol e ao tênis. Espalhados nas cidades sempre vemos quadras de tênis públicas que não deixam nada a desejar a qualquer clube. Sempre muito bem cuidadas e disponíveis até tarde da noite, até mesmo com iluminação com holofotes.
O que nos surpreendeu em relação ao futebol foi saber como ele tem sido popularizado entre as meninas. Existem ligas de futebol amador por todo o país. É comum ver times treinando nos campos, com uniforme, treinador, ligas, campeonatos e tudo o mais. Por sinal, basta ter gente praticando um esporte para ter uma liga ou um campeonato acontecendo.
Aprendendo a comer
É curioso observar que, apesar da proximidade, o Canadá tem hábitos de alimentação e bem diferentes dos EU. Mesmo com pratos extremamente duvidosos como a poutine e o próprio maple syrup e a tradição de ser um bom consumidor de cerveja, eles têm uma preocupação muito grande com a quantidade de sódio, gordura e carboidratos nas comidas.
Você pode se perguntar: qual o problema com o sal? O consumo de sal em excesso faz mal à saúde. O consumo ideal de sal é de apenas 6 gramas por dia para um indivíduo adulto. O povo brasileiro consome, em média, 12 gramas ao dia que é o dobro do recomendado pela organização. O perigo do sal em excesso está em aumentar as chances de hipertensão arterial e danos nos rins. Isso pode levar ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, câncer e problemas circulatórios.
O mesmo vale também para o consumo de açúcares. Se você tem interesse em saber como substituir o açúcar na sua vida diária, consulte este artigo.
Exemplos a serem seguido
A gente quer fazer uma honorável menção à nossa amiga Bárbara Eckonen, brasileira e moradora da Flórida. Ela desenvolve um projeto chamado Fitnistas, voltado para mulheres que querem manter a forma e se alimentar de forma adequada. A própria Bah é um exemplo de como é possível atingir esse objetivo. No seu site, www.fitnistas.com ela mostra como várias outras mulheres também chegaram lá.
Estamos com você, Berg!
Pois é. O Berg precisa emagrecer e está levando isso muito a sério. Visitou um nutricionista e um cinesiologista para montar um grupo de treino pra manter colocar o corpo em dia. E a gente quer que ele faça isso acontecer! Mande sua mensagem de incentivo ao nosso amigo Berg e não deixe que ele “deixar a bola cair”!
O que nos fez falar sobre este programa?
Primeiramente, ambos temos o fator I.A. em questão: a Idade Avançada.
Manter o “corpo são; mente sã” são fatores essenciais para se ter um envelhecimento saudável. O Japa leva isso muito a sério principalmente por conta do seu histórico pessoal com a hepatite C. Não é a toa que o cara faz karate 3 horas por dia, 3 vezes por semana.
Cuide do seu corpo! Ele é seu maior e melhor investimento.
Onde Ouvir o PoDeixar
- Apple Podcasts: https://itunes.apple.com/ca/podcast/podeixar/id574228187
- Google Podcasts: https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8yYzY3NmU4L3BvZGNhc3QvcnNz
- Spotify: https://open.spotify.com/show/2E1l7YEpBDDW2YqnpUs3dB
- Podbean: http://podeixar.podbean.com/
- Anchor: https://anchor.fm/podeixar
Entre em contato conosco!
Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Então mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para gente!
- Telegram: https://telegram.vempra.ca/
- Email: [email protected]
- Facebook: https://fb.com/CanadaAgora
- Twitter: https://twitter.com/CanadaAgora
- Instagram: https://www.instagram.com/CanadaAgora
Serviços Recomendados
Não arrisque ter gastos extras na sua viagem. Contrate um seguro e aproveite com tranquilidade e segurança: vempra.ca/seguroviagem
Está querendo garantir sua aprovação nos exames de proficiência do TOELF ou IELTS? Precisa de confiança, credibilidade e segurança? Conheça agora mesmo os serviços da professora Soraya Quirino. https://www.sorayaquirino.com/
Pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para decidir por onde começar? Conte com a consultoria educacional da Ana Paula Paltian da De Boa no Mundo. https://www.deboanomundo.com/